O empresário Nabor Santos Pinto, dono de um bar no bairro Tijucal, em Cuiabá, é apontado pelas investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) como um dos principais traficantes da região. Ele usaria o seu estabelecimento para o livre comércio de entorpecentes, tinha até um sistema de monitoramento e um taco com a inscrição do Comando Vermelho, que pode indicar uma relação dele com a ‘disciplina’ da facção.
A prisão do empresário aconteceu durante a operação integrada “Impetus Tijucal”, deflagrada pela Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e 9º Batalhão da Polícia Militar, pertencente ao Comando Regional I.
“Conseguimos a prisão de um conhecido proprietário de um estabelecimento comercial, que diz que é bar, mas na verdade é um ponto do tráfico de drogas. Vários policiais comentaram que há algum tempo trabalhavam naquele batalhão, mas nunca tinham conseguido dar o ‘bote’ naquele indivíduo. A prisão foi convertida em preventiva e isso reverberou muito bem dentro daquele bairro”, explicou a delegada Juliana Palhares, titular da DRE.
Dentro do bar, foram encontradas diversas porções de drogas, assim também como na residência do suspeito, que fica aos fundos. Nabor possuía até um sistema de monitoramento e, para dificultar a ação policial, sempre deixava as grades do estabelecimento fechadas, mesmo com o bar em funcionamento.
Durante as buscas no local, foi encontrado também um espécie de taco, com as inscrições do Comando Vermelho. Isso pode indicar uma possível relação dele com a facção criminosa, atuando como disciplina.
“É algo também a se questionar do porque depois de tantas denúncias, tanta coisa, esse indivíduo ainda tenha um alvará para funcionamento”, indagou a delegada.
Por fim, ela destacou o trabalho integrado, que a DRE teve junto com o 9º Batalhão, que recentemente passou a ser comandada pela tenente-coronel Jane Souza Melo. “A operação focou em alvos que constantemente são denunciados pela comunidade local. Não foi apenas uma denúncia, foram várias. Somando estes esforços, conseguimos deflagrar esta operação e atacar determinados pontos. Retiramos quantidade de drogas daquela comunidade”.
Operação
Onze ordens judiciais com alvo no combate ao tráfico de drogas foram cumpridos no dia 19 de agosto.
Os mandados de busca e apreensão domiciliar foram expedidos pelo juízo da 9ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá com base em investigações conduzidas pela DRE que resultaram nas representações pelas ordens judiciais.
O trabalho representa o esforço integrado de policiais civis e militares que atuam na região do bairro Tijucal, no enfrentamento do tráfico de drogas, ressaltando a troca de informação entre as forças de segurança, além das diversas denúncias encaminhadas pela sociedade, através dos canais de comunicação com a Segurança Pública.
A ação integrada da DRE e 9º BPM a contou com a participação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Canil do SOE, além do apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), Gerência Estadual de Polinter (Gepol), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) Cuiabá, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) e Delegacia de Estelionatos e Outras Fraudes.
Fonte: Olhar Direto